Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Mês Vocacional - Ministérios Ordenados


O Mês Vocacional, instituído no Brasil há quase 40 anos, vem celebrando e homenageando todas as vocações no decorrer das semanas de agosto. A palavra vocação vem do latim “vocare” e quer dizer chamado e que supõe uma resposta.

A primeira e maior de todas as vocações é o chamado à vida onde todos são chamados à vida.

Na primeira semana do mês vocacional a reflexão se dá sobre a vocação do Sacramento da Ordem ou Ministérios Ordenados, ou seja, a vocação dos Bispos, Presbíteros e Diáconos.

O sacramento da Ordem comporta três graus, a saber: diaconato, presbiterado e episcopado. O Ministério Ordenado é uma vocação específica no qual se dá através do Rito de Ordenação.

O Concilio Vaticano II ressalta que os Bispos recebem de Deus a missão de governar, ensinar e santificar os fiéis através dos Sacramentos. São os zeladores do depósito da fé, confiado por Cristo à Igreja.

Aos Padres o Sagrado Concílio lembra que estes são Cooperadores dos Bispos através da unidade sacerdotal comum na missão de governar. Exercem seu ministério presidindo a Sagrada Eucaristia, a missa, e ministrando os Sacramentos da Reconciliação, do Batismo e do Matrimônio.

Aos Diáconos, que na hierarquia é o ultimo grau do Sacramento da Ordem, compete o serviço (diaconia) da liturgia, da Proclamação da Palavra e da Caridade. Ao Diácono é dado a autoridade de ministrar os Sacramentos do Batismo e do Matrimonio e demais sacramentais como bençãos. O Diaconato pode se dar de forma Transitória para aqueles que se preparam para o ministério Presbiteral ou de forma Permanente conferido a homens de idade madura, mesmo que casados.

O Documento de Aparecida, ao convidar a toda a América Latina a ser uma Igreja Discípula e Missionária, lembra que a "condição do discípulo brota de Jesus Cristo como sua fonte pela fé e pelo batismo".

Além de representar Cristo, cabeça da Igreja, os ministros ordenados agem em nome de toda a Igreja, oferecendo a Deus a oração da Igreja.

Abaixo Vídeo com a fala de Dom André Vital Félix da Silva, bispo de Limoeiro do Norte (CE) membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.

   



Fontes:

Lumem Gentiun;

Documento de Aparecida;

Site CNBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário