Páginas

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Conselho dos Cardeais aborda duas questões: Laicato-Família e Justiça-Paz

Padre Frederico Lombardi
Terminou no último dia 17 de setembro a sexta reunião do Conselho dos Cardeais instituído pelo Santo Padre Francisco para ajudar na reforma da Cúria e no desenvolvimento de uma nova Constituição Apostólica. Foram três dias de encontros, de 15 a 17 de setembro, onde o Papa esteve presente exceto no dia 17, quarta-feira de manhã, por causa da Audiência Geral. As principais questões abordadas foram duas. Por um lado abordaram questões relacionadas com a família e os leigos, o que supõe um vasto campo com muitos argumentos (o papel da mulher na igreja, grupos de jovens, associações e movimentos ...). Por outro, a Justiça e a Paz, incluindo temas sobre a caridade, imigrantes, saúde, vida, ecologia. Tratou-se dos principais assuntos de competência dos Conselhos Pontifícios atuais e a maneira de aborda-los de forma coordenada e integrada.

Foi o que declarou Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, em coletiva que teve lugar esta manhã. Ele também lembrou aos jornalistas que a fase precedente foi centrada no estudo completo sobre os dicastérios. Um espaço importante nas recentes reuniões foi dedicado as comissões relacionadas à economia, especificamente a Secretaria de Economia e o Conselho Econômico. Portanto, a fase em que o Conselho de Cardeais, conhecido como C9, deteve-se nos aspectos econômicos e administrativos foi concluída.

Pe. Lombardi recordou que o C9 não toma decisões sobre a estrutura da Cúria, mas apresenta as propostas para o Papa e ele deve tomar as decisões. Ele também disse que já foi formulado e compartilhado com os membros da Comissão, um esboço da introdução da nova Constituição. Por isso, continuou Lombardi, as propostas do Conselho serão estudadas posteriormente e podemos dizer que o Papa falará nas reuniões com os chefes dos dicastérios, que são realizadas regularmente.

O Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, coordenador do Conselho, preparou um esquema completo para dar mais rapidez a esta nova fase de trabalho e facilitar a organização das contribuições e reflexões já feitas em reuniões anteriores e a integração das novas.

As próximas reuniões do Conselho de Cardeais acontecerão de 9 a 11 de dezembro de 2014; e de 9 e 11 de fevereiro de 2015. Nas reuniões anteriores, os Cardeais trabalharam na revisão de todas as Congregações e Conselhos Pontifícios, mas deram um espaço relevante para assuntos das Comissões para questões econômicas e organizacionais (COSEA e CRIOR) e questões relacionadas aos dicastérios econômicos. Agora, considera-se essa questão quase finalizada, com a constituição do Conselho e da Secretaria para Assuntos Econômicos.

Por fim, o porta-voz forneceu informações sobre a Comissão para os meios de comunicação e sobre a Comissão para tutela de menores.

A Comissão sobre os meios de comunicação do Vaticano, presidido por Lord Chris Patten, terá sua primeira reunião de 22 a 24 de setembro, em Santa Marta. Como se trata da primeira reunião, será principalmente para criar uma base de informação comum para o trabalho dos membros, para a programação dos trabalhos para os próximos meses e o método a seguir. Assim, explicou o padre Lombardi, a Comissão irá estabelecer a estratégia de comunicação.

Em seguida, ele afirmou que a Comissão para a tutela de menores, nas próximas semanas, apresentará outros aspectos mais importantes sobre os estatutos e os membros da Comissão. Espera-se que seja definido no próximo encontro, que acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro.


Fonte: Boletim ZENIT [ZP140921]

Nenhum comentário:

Postar um comentário